Oficina da Clínica das Psicoses

Direção: Luiza Jansen e Márcia Belfort

Funcionamento: às quintas-feiras, das 19h às 20h

Texto: Czermak, Marcel. Patronimias: questões da clínica lacaniana das psicoses. Rio de Janeiro. Tempo Freudiano, 2012

Data de início: 18/01/2024

A Oficina é um dispositivo de formação da AEPM. A sua proposta de funcionamento visa colocar outra vez em questão a possibilidade da Clínica Psicanalítica das Psicoses.

O trabalho na Oficina percorreu o Seminário As Psicoses, de Jacques Lacan, que permitiu seguir as proposições sobre a estrutura, seus elementos, mas igualmente os fenômenos próprios à paranoia e o desencadeamento da psicose.

Os que se inscreveram e participam da Oficina desde outubro de 2021 vêm percorrendo o livro Patronimias: questões da clínica lacaniana das psicoses, do Dr. Marcel Czermak. O propósito de seguir com esse texto é aproximar mais ainda a interrogação sobre as distinções no interior desse campo, privilegiando a leitura de casos clínicos e da clínica de cada um.

Os textos reunidos no referido livro, segundo seu autor, ultrapassam o campo das psicoses. Na Apresentação, ele nos ensina que “Fora do campo das psicoses, a clínica poderia ser igualmente tratada sob o ângulo das modalidades segundo às quais o Nome-do-pai é triturado”. Dr. Czermak leva em conta a atualidade da clínica, ampliando e diversificando as interrogações da prática psicanalítica.

Trata-se igualmente de um convite para homenagear com nosso trabalho a grande contribuição do psicanalista Marcel Czermak, que nos deixou no ano de 2021.