Trabalho de Leitura Textos de Freud

Coordenação: Ana Carolina Silva e Cinthia Urbano

Funcionamento: às quartas-feiras, das 19h às 20h

Texto: Freud, Sigmund. Sonho da Monografia de botânica. Capítulo V de A interpretação dos sonhos, 1900.

Data de início: 07/02/2024

Local: Auditório

Se há psicanálise no mundo ainda hoje e o nome de Freud sustenta sua originalidade, isto não é sinônimo de que a formação do psicanalista privilegiou as indicações de seu inventor. Foi a leitura de Jacques Lacan da obra freudiana que permitiu retomar a radicalidade do conceito de inconsciente como eixo central de uma prática em vias de se reduzir a uma terapêutica idealizada de um eu adaptado.

Seguindo a trilha deixada por Lacan, neste ano, o Trabalho de Leitura dos Textos de Freud propõe retomar alguns textos fundamentais daquilo que Lacan, mais tarde, identificou como a função do significante no psiquismo humano.

Trabalharemos, inicialmente, no livro A Interpretação dos sonhos, o sonho da monografia de botânica (Cap. 5). Em seguida percorreremos o livro Psicopatologia da vida cotidiana, e depois os textos A significação antiética das palavras primitivas e O inconsciente, com foco no apêndice C, as palavras e as coisas.

Nossa aposta é encontrar na escrita de Freud, através de seus conceitos psicanalíticos, o que lhe permitiu avançar para o que, posteriormente, Jaques Lacan nomeará como significante, pois Sigmund Freud ao evidenciar para o mundo a psicanálise como uma experiência da palavra, fornece elementos que acentuarão ainda mais o lugar desta (da palavra), convocando uma atenção mais precisa à linguagem.

Com isso, o objetivo da leitura a ser feita nesse dispositivo é percorrer os textos freudianos, e convocar cada participante a uma consequência em que ele precise colocar algo de si.