Oficina dos Fundamentos da Clínica Psicanalítica

Direção: Márcia Teresa Ferreira e Sílvia Furtado

Funcionamento: às segundas-feiras, das 8h às 9h

Texto: Melman, Charles. Novos Estudos sobre a histeria, 2018

Data de início: 19/02/2024

Local: Auditório

A Oficina dos Fundamentos da Clínica Psicanalítica é um dispositivo de formação que tem um lugar onde o trabalho com o texto possibilita interrogar a clínica psicanalítica e cada praticante em seu ofício. Nesse trabalho com o texto, resta uma abertura, convocando cada um a falar, tecendo os fios por onde isso toma uma direção frente às indagações que a clínica psicanalítica suscita.

O livro Novos estudos sobre a histeria, de Charles Melman, é fruto de um seminário que ele ministrou na década de 70, praticamente contemporâneo ao Seminário Encore, de Jacques Lacan. Estes Novos estudos fazem referência, em seu título, ao livro publicado por Freud e Breuer em 1895.

O que Melman nos traz sobre o novo nesses estudos? Melman nos traz o aporte lacaniano como os registros do real, simbólico e imaginário; o discurso da histérica, referido aos quatro discursos estabelecidos por Lacan; a distinção entre o Um e o Outro e o reviramento histérico dentre outros vieses que nos levam a questões psicanalíticas inauguradas por Freud e revigoradas pela leitura de Lacan.